SaúdeSem categoria

As primeiras palavras do seu bebê

Antes que os bebês aprendam a falar em uma língua real eles balbuciam brincando com o som. Isso é conversa de bebê , e conversa de bebê parece semelhante em todo o mundo.

Mas quando você ouvirá as primeiras palavras do seu bebê? Marcos críticos para um bebê aprender a falar acontecem nos primeiros três anos de vida, quando o cérebro do bebê está se desenvolvendo rapidamente. Durante esse tempo, o desenvolvimento da fala do seu bebê depende de suas habilidades de “fala de bebê” e também das dele.

Quando você ouvirá as primeiras palavras do bebê?
A primeira “conversa de bebê” é não verbal e ocorre logo após o nascimento. Seu bebê faz caretas, chora e se contorce para expressar uma série de emoções e necessidades físicas, desde medo e fome até frustração e sobrecarga sensorial. Bons pais aprendem a ouvir e interpretar os diferentes sons do bebê.

O momento exato em que seu bebê vai dizer aquelas primeiras palavras varia muito de bebê para bebê. Mas se seu bebê perder algum dos marcos a seguir no desenvolvimento da fala, converse com seu pediatra ou médico de família sobre suas preocupações.

  • Conversa de bebê aos 3 meses. Aos 3 meses, seu bebê ouve sua voz, observa seu rosto enquanto você fala e se volta para outras vozes, sons e músicas que podem ser ouvidos em casa. Muitos bebês preferem a voz de uma mulher a uma voz de homem. Muitos também preferem vozes e músicas que ouviram enquanto ainda estavam no útero. No final dos três meses, os bebês começam a “arrulhar” – uma vocalização alegre, suave, repetitiva e cantante.
  • Conversa de bebê aos 6 meses. Aos 6 meses, seu bebê começa a balbuciar com sons diferentes. Por exemplo, seu bebê pode dizer “ba-ba” ou “da-da”. No final do sexto ou sétimo mês, os bebês respondem aos seus próprios nomes, reconhecem sua língua nativa e usam o tom de voz para dizer que estão felizes ou chateados. Alguns pais ansiosos interpretam uma série de balbucios “da-da” como as primeiras palavras do bebê – “papai!” Mas balbuciar nessa idade geralmente ainda é feito de sílabas aleatórias sem significado ou compreensão real.
  • Conversa de bebê aos 9 meses. Depois de 9 meses, os bebês podem entender algumas palavras básicas como “não” e “tchau”. Eles também podem começar a usar uma gama mais ampla de sons consonantais e tons de voz.
  • Conversa de bebê aos 12-18 meses. A maioria dos bebês diz algumas palavras simples como “mamãe” e “papai” ao final dos 12 meses – e agora sabem o que estão dizendo. Eles respondem a – ou pelo menos entendem, se não obedecem – seus pedidos curtos de uma etapa, como “Por favor, abaixe isso”.
  • Conversa de bebê aos 18 meses. Os bebês dessa idade dizem várias palavras simples e podem apontar para pessoas, objetos e partes do corpo que você atribuir a eles. Eles repetem palavras ou sons que ouvem você dizer, como a última palavra de uma frase. Mas muitas vezes eles omitem finais ou inícios de palavras.
  • Conversa de bebê aos 2 anos. Aos 2 anos, os bebês juntam algumas palavras em frases curtas de duas a quatro palavras, como “tchau mamãe” ou “meu leite”. Eles estão aprendendo que palavras significam mais do que objetos como “xícara” – também significam ideias abstratas como “meu”.
  • Conversa de bebê aos 3 anos . Quando seu bebê chega aos 3 anos, seu vocabulário se expande rapidamente e as brincadeiras de “faz-de-conta” estimulam uma compreensão de linguagem simbólica e abstrata como “agora”, sentimentos como “tristeza” e conceitos espaciais como “dentro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *